sábado, 6 de dezembro de 2008

Fotografia

Bom,
dona Márcia, me fez um desafio... dar um curso basico de fotografia... Gente que missão mais árdua essa.
Não é segredo minha paixão pelas imagens, já me peguei inúmeras vezes pensando em algo pra fazer só pra fotografar depois, inúmeras vezes postei coisas aqui mais pela vontade da foto (não que eu não goste de executar, inventar, reutilizar, trocar idéias com vocês... amo!!! Mas admito diversas vezes fiz coisas pensando em fotografá-las depois - coisa de gente doido). Mas Dona moça ensinar não é o meu forte, até porque eu ainda sou uma aprendiz.
Só que como não sou de fugir da raia vou tentar fala um pouco do tento fazer e do acho a respeito da fotografia.
A regra que eu acho mais importante da fotografia: Não é a máquina que faz boas fotos e sim quem está usando a máquina. É o seu olhar, a sua percepção... Não há insulto maior pra quem gosta fazer fotos quando alguém fala a seguinte frase: "que foto linda... SUA MÁQUINA DEVE SER ÓTIMA." ou coisa parecida.
Fotografia nada mais é que refinamento do olhar, domínio e percepção da luz
Uma vez me disseram que eu estava ficando neurótica por fotografia, mas a fotografia pra mim não é simplesmente apertar o dedo num botão e ver como resultado uma imagem bonita. Fotografia é conhecimento do que te cerca e de você próprio. O prazer de fotografar um por do sol, não é simplesmente o resultado maravilhoso do céu em chamas, é tudo que envolveu esse ato, a preparação do equipamento, a caminhada até o local, a natureza a sua volta, o vento que bate no rosto, a contemplação de coisas maravilhosas, que passariam despercebidas, mas o seu olhar está atento, está buscando e por isso você viu... A fotografia me induz a estar mais atenta e a vivenciar coisas maravilhosas... mesmo que muitas vezes eu não tenha conseguido capturar a imagem através da câmera, ela ficou na minha mente, no meu coração e com certeza em fez mais feliz ou me enriqueceu de conhecimento. Exercitar a paciência, porque muitas vezes você tem que esperar, observar até chegar o momento certo de clicar.
Então Márcia e todas as outras que tenha interesse: vamos deixar de blá blá blá e vamos pra prática:
Nem sempre eu me preocupo em arrumar a foto tenho muitas fotos que simplesmente fiz no chão da varanda, sem preparação nenhuma.
Mas muitas eu me preocupei com o que estaria ao fundo, nas cores e tudo mais.
A luz é um fato muito importante, eu particularmente não gosto de usar o flash então procuro os locais mais claros e que distribuam melhor a luz, quando não há jeito temos que apelar pro flash mesmo.
Uma dica pra começar a fazer as fotos é o seguinte:
use um lençol branco como fundo de forma que ela fique por traís e por baixo do objeto. O branco ajuda na propagação da luz, deixando a foto mais clara. depois vá experimentando com outras cores, outras texturas, use cores de fundo que destaque o objeto a ser fotografado, adicione detalhes que esteja dentro do tema do que se esta fotografando...
Procure novos posicionamentos, de cima, um corte mais ousado, mais de ladinho, você não precisa necessariamente estar de frente para o objeto, caso não dê pra vc mudar de posição, mude o objeto, cada situação é única.
Espero ter ajudado...
Eu sou péssima professora... rs


xícara cortada pela metade com outras xícaras ao fundo desfocadas. Pra fazer essa foto eu precisava distanciar a xícara principal das que estavam lá na estante, então peguei um banco alto de madeira coloquei a uma distancia que achei interessante pra fazer a foto com esse efeito.




Mais uma com o objeto principal "cortado"




Nesta foto eu poderia ter usado o truque do lençol, o lençol cobriria a mesinha (que a boneca esta apoiada) e se estenderia pela parede ate uma altura suficiente pra fotografar a boneca.





A foto feita de cima





essas duas anteriores feitas de cima e com corte, sendo que a primeira eu usei a propria toalha d mesa como fundo e a da form de gelo apens coloquei um papel branco por baixo e usei iluminação natural de uma janela




arrumei as coisas que estava usando pra fazer as peças de forma que aprecesse sutilmente ao fundo




nessa simplesmente coloquei sobre minha mesa de trabalho, o tom amarlado da mesa ressaltou a cor da peça.



Esta daqui eu usei o próprio chao como fundo, e me preocupei que a divisão do porcelanato nao aparecesse na foto.

O que você precisa se preocupar é em manter em destaque o assunto principal da foto.
depois uma ediçãozinha num programa pra edição de imagem pode dar o toque final qu você estava precisando.
Ah! um bom exercício é olhar fotos e quando gostar de alguma tentar entender exatamento o que nela te atraio, o porque que ela ficou bonita, será que foi a cor, o desfocado atras do assun to principal, as sobras... o que fez com que você gostasse dela e você vai percebendo que tem um estilo que você gosta mais. e quando olhar uma que não gosto, faça a mesma coisa porque não gostou? tá muito confusa? muito clara? muito escura? não consegue identificar o que é o assun to principal da foto... assim vc conhece o que gosta, o que não gosta e o porque e tenta reproduzir o que gosta e evitar o que não gosta :)

beijos e queijos, espero ter sido útil... rs

11 comentários:

. disse...

Fiquei tao feliz com sua visita. Cheguei a pensar assim> definitivamente evinha nao gosta do Verde Novo! Juro!
Que bom q estava errada!
Suas dicas de fotografia vao me ajudar muuuuuito!
Sabe que meu sonho é fazer um curso de fotografia? Talvez em 2009 realize. Brinco com meu marido dizendo assim: quero ter aquelas máquinas que trocam as lentes... quero ter 10 lentes rs... nem sei para que servem mais quero!! E ele morre de rir me vendo falar assim.

Volte mais vezes para me visitar... eu estou sempre por aqui!

Talma disse...

Uau, obrigada pela aula.
De fato, NO MEU CASO, talento não está no sangue. É que meu pai era fotógrafo e, embora não gostasse do ofício, era "fera" nesse lance de luz e sombra, foco, cor, fundo.
Eu não tenho o "feeling", sabe? Falta refinamento na mão, no toque...rsss. E a raiva que dá, quando boto o objeto na frente, lindo e maravilhoso, e a imagem desfoca e o fundo aparece imponente e maravilhoso? Afff!
Minha sorte que hoje vc tem a máquina digital, então vc ( eu, né??) bate 500 fotos para aproveitar uma ou duas....rssss.
Mas um dia eu chego lá.
Beijocas flor!!!

designer de interior e exterior disse...

Não vou faltar em nenhuma aula. Sou péssima fotógrafa!
Mais vou tentar com todas as suas dicas.
beijos
Ana Claudia Cavalcanti

Edna Fadinha disse...

Oi Evinha, obrigada pelos elogios,seu blog tbm é lindo demais.Vc é filha da Maragaret!?!?Não acredito,sou fã da sua mãe.Qd crescer quero ter essa disposição,energia e criatividade que ela tem.Eu tbm amo fotografia,sua profissão é mágica.
Bom,resumindo adorei td.
Tenha um bom começo de semana!
Tbm vou te linkar.
Bjs

Isabela Kastrup disse...

Oi Eva, apesar de adorar e apreciar muito fotografia, principalmente em pb, sou péssima fotógrafa. Meu pai, que é um grande fotógrafo, bem que tentou, em vão. Meu namorado também é fotógrafo, só que de cinema, também faz fotos incríveis. Adorei os seus trabalhos, e as dicas tentarei colocá-las em prática.
Obrigada!!
Beijos

Anônimo disse...

Eva, amor suas fotos. Vira e mexe eu fico passeando pelo seu Flickr. Quando não são as fotos da Isadora eu adoro colocar algumas de suas imagens em papel de parede da tela do computador. Principalmente a do Sol do sertão. Apreciar, né?!
Legal essa de dar aulas, hein? A gente aprende tanto dando aulas. Eu mesma nunca me imaginei dando aulas, mas depois que passei a dar aulas de costura e desenho de moda eu sinto que aprendi mais ensinando do que sendo ensinada. kkkkkk
bjos.
E ótima semana.

Vivian disse...

amei tudinho. Quando será a próxima aula? me avise pra eu nao perder !!

adorei os 7kg a menos tá? bem diferente de dona Marg, que desistiu no começo rs
bjks

Márcia disse...

NOSSAAAAA ....VC ACEITOU MEU PEDIDO ?????!!!! OBRIGADAAA VIU !!!! E pelos comentários menina. vc arrasouuuuu na primeira aula....é....tá pensando que é curso intensivão...né não....não para não viu !!! Tô orgulhosa desta idéia de te pedir aula de fotografia viu !!!! rs... A blogosfera tinha é que me agradecer...kkkkkkk (brincadeirinha).
beijim e muitíssimo obrigada

Helena disse...

Evinha
Obrigada pela visita,vim retribuir e foi uma surpresa agradavel descobrir o blog.
Fartei-me de rir com a observação da maquina tirar fotos muito boas,imagina quantas vezes eu já ouvi isso?
Continua o excelente trabalho.
Bj

Marcelle Rebelo - Kisa/Cecell disse...

Oi, adorei seu blog...legal esse seu lance com sua mãe...indiquei seu blog para um selo. Passa lá no meu blog, http://pedacinhodacel.blogspot.com e veja como funciona e poste, ok? Sorte sempre!

Fê Dutra disse...

Dicas excelentes e a propósito, quem te disse que você não tem didática?
Adorei a aula. Bem que estou precisando de umas aulas de verdade, mas a virtual já valeu.
Obrigada pela oportunidade de aprender mais um pouquinho.
Beijo grande em ti.

Related Posts with Thumbnails