quinta-feira, 10 de junho de 2010

RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS...

Para repaginar um ambiente nem sempre é necessário mover céus e terra e gastar horrores, se desfazer de móveis e trocá-los por outros.
O móvel não casa mais com a sua decoração? Ou está com uma aparência não muito agradável?
Seja qual for o motivo, antes de se desafazer, pense nas várias possibilidades que existem pra reformar ou transformar. Lembre-se que assim você economiza, gera menos lixo (mesmo que fosse doar) e ainda freia a tendência mundial de consumo desnecessário.
A minha opção é sempre por pintá-los ou revestí-los com tecido ou papel.
...................................
Com as mudanças necessárias que tivemos que fazer para acomodar a família de 3, que somos, em dois cômodos (quem tá chegando por aqui agora, acompanha a estória aqui), precisava de uma mesa de estudo para Dona Doricas (a filhota). A mesa que ficou disponível se encaixava perfeitamente nas dimensões do quarto dela, exceto pela cor - madeira envernizada. Então, decidi começar a fazer já, algo que pretendo fazer em praticamente todos os meus móveis de madeira quando minha casita nova estiver pronta: Pintar de branco. Poderia ser qualquer cor, porém a escolha do branco tem um papel decisivo, pois adoro cor e vou morar numa casa que não será muito grande. O branco deixará os ambientes mais leves e eu poderei usar e abusar das cores através das paredes e objetos!
Mas vamos ao que interessa: O Tal antes e depois da mesa!
Como a maioria das coisas aqui em casa, decidi eu mesma fazer e a transformação, o que barateou ainda mais a transformação. Mas, ainda que fosse contratado um profissional, sairia mais econômico que comprar outro móvel.
Como eu prometi em algum post anterior, fiz a listia do que você precisa e onde irá encontrar os itens para montar o ambiente.
- Mesa - comprada em casa de usados (não me lembro mais onde, faz muito tempo)
- Pranchetas - livraria
- Pintura - by Dona Dorica
- Moldura do quadrinho branco - vidraçaria da esquina
- Cadeira - tok & stok
- Compartimento para livros (azul) - gaveta de um gaveteiro de plástico comprado no extra
E o PAP de pintura de móveis a seguir:
O primeiro passo para pintar um móvel é definir cor, acabamento e o tipo tinta.
Como já disse minha opção é sempre os acabamentos foscos e acetinados e tenho uma predileção pela linha Coralit da Coral, já gostava quando era tinta esmalte comum e agora que foi lançada a Coralit a base d'água, sem cheiro, amo mais ainda (Tô fazendo propaganda de graça porque eu sou assim, o que eu gosto eu falo e o que eu não gosto eu falo também). Gosto pelo acabamento, pela facilidade de uso e pela durabilidade e resistência. Mas existem outros tantos tipos de tinta. Na loja o vendedor pode te mostrar os produtos disponíveis e aconselhar qual é a mais indicada caso a caso.
Depois de escolhido cor e tipo de tinta, é necessário preparar a madeira removendo todo o acabamento que existe nele. Se for verniz é preciso lixar para remover todo o verniz. Acreditem, essa parte é dolorosa. Eu tenho lixadeira, mas os pés da mesa tiveram que ser lixados na mão, e não adiantou eu fazer carinha de cachorro que caiu do caminhão de mudança que o marido não veio ajudar nessa parte nem a pau... marido mau. E outra coisa é o pó que não se acaba mais, muito, muito mesmo.
Se o acabamento for cera, complica (acho). Eu nunca fiz, mas instruções do marido que foi marceneiro por 10 anos: Removedor de cera, ou água quente com agua sanitária, deixa secar bem e depois lixa.
Depois disso passar uma mão de selante para madeira (o selante tem que ser compatível com a tinta). Ele vai impedir que a madeira manche a tinta.
Aguarde o tempo de secagem e passe uma lixa fina (No. 180).
Aplique a primeira demão (use rolinho ao invés de pincel - pincel só nos cantinhos), aguarde o tempo de secagem, lixe novamente. A cada demão uma lixada e a cada lixada use uma lixa mais fina. Isso irá garantir um acabamento mais uniforme e uma pintura bem lisinha. (Eu comecei com uma lixa 60 - para remover o verniz e terminei com uma 600 na última demão de tinta). Pronto! Um móvel renovado!
O que é importante de observar: 
- Respeite os tempos e instruções fornecidos pelo fabricante.
- Não pule etapas para ganhar tempo: se não remover o acabamento anterior e preparar a madeira a tinta não vai aderir e vai descascar fácil depois, se não lixar entre as demãos a madeira vai "arrepiar" e vai ficar áspero ao toque e não terá uma acabamento uniforme.
- Se não tem prática e o móvel é trabalhoso, melhor contratar um profissional
- Se for em apartamento, esqueça  a menos que você queira remover pó de todos os objetos de toda a casa por pelos próximos 365 dias ( o pó é muito fininho), ou se o seu móvel for lixado em outro local.
- usar óculos (pra evitar que voe coisas nos olhos) e máscara (pra não inalar poeira- lembre-se essa poeira estará carregada de produtos como verniz, tinta, etc...), trabalhar com segurança sempre!
Uma última nota sobre lixas quanto maior o número da lixa, mas fina ela é. E eu opto por trabalhar sempre com lixa de ferro (mesmo sendo em madeira) porque elas tem uma durabilidade maior.
...........................................
Essa semana pretendo mostrar o restante do quarto de Isadora e o que fiz pra ganhar mais espaço nele!

15 comentários:

Edlena Franklin disse...

Excelente aula.

Anna Lucia disse...

Nem pensar em fazer isso dentro de um apartamento Eva?
Morri com isso!
:o(
Adorei suas dicas , super caprichadas, adorei msm!
Beijo grande!

Priscila Oliveira disse...

Que linda que ficou a mesa, deu uma leveza maior para o quarto!
Dá um trabalhão hein, rsrs, mas vale a pena!
bjs....

Ana disse...

Nossa, que demais!
Eu bem queria reformar uns móveis aqui de casa, mas eles são laminados, acho que não rola de pintar.

Será que daria para alterar a confuguração de rss para mostrar o post inteiro? Fica mais fácil para manter a leitura do blog em dia (no reader só aparece o comecinho do post) :(

Terapeuta Karina Sensales disse...

Olá Eva!
Adorei a reforma!O cantinho ficou excelente e as dicas... o máximo!
Beijos
Karina

Margaret disse...

Vem pra ca lixar os meus?
E concordo com a Ana, no reader so aparece um pouquito do texto...
Agora a MINHA neta é um charme total...mesmo de mascara e oculos...
Muito...muitooo mais bonita que a mesa....rs...
beijossss

Tania Forti disse...

Adorei o post e o resultado. Também opto sempre pelo branco, por causa da bendita falta de espaço.
bjos

Cissa Branco disse...

Adorei as dicas. Mas você é uma artista mesmo! Acho fantástico a forma como cria coisas tão diferentes e legais!
Beijos

Patrícia Gomes disse...

Além de excelente criativa que vc é, ainda por cima ensina que é uma maravilha, hem, frô! rs
Já falei, arranjou um carrapatinho. rs

Xerinhos, Evinha, e um final de semana e dia dos namorados cheeeio de chamegos, xêros e sorrisos! ;o)

Paty

Juju disse...

Super charmosa. Gente essa Margarete é figura demais....kkkk
Beijocas

Márcia disse...

Trabalhoso mas com ótimo resultado hein? E este piso aí é ladrilho? adorei. Felicidades!

Cristiane Iannacconi disse...

que legal! tb estou preparando p postar os antes e depois aqui de casa: tb sou super a favor de transformar ao invés de comprar e gerar mais consumo ainda... beijão, Cris

Katia Bonfadini disse...

Amei o móvel repaginado!!!! Ficou perfeito branquinho! E que piso lindo é esse onde o móvel foi trabalhado? Adoro reparar nesses detalhes! Bjs!

Luiza Boaventura disse...

Adorei a ideia de usar pranchetas como mural de recados...Uma nova utilidade!
E a pintura da sua filhota trouxe ainda mais personalidade ao ambiente...
A reforma ficou muito boa...É tão ver algo que a gente fez pronto, né?!
Parabéns pelo cantinho:)
Beijos:*

FRAM.. disse...

menina esse post de como pintar os móveis vai me tirar de um apuro...valeu...vou aproveitar cada dica sua...brigadão...beijocas

Related Posts with Thumbnails